Sunday, December 16, 2012

Estelita Mendonça - Exclusive Interview

| | 2 comments





*Photos: Vogue.pt*

(Feel free to translate this interview, since it is too long for me to do it. You can see the whole collection here)

    Desde cedo o nome «Estelita Mendonça» mereceu a nossa atenção, nesta sua última colecção de Primavera/Verão 2013 deu-nos provas disso. Deu que falar quando foi apresentada no Portugal Fashion, valeu o reconhecimento do seu designer nos prémios da FashionTV (enquanto novo talento) e levou-o a Madrid. Nos últimos dias não se fala de outra coisa, mas afinal quem é Estelita Mendonça e quais os seus ideais?
    Mais uma vez (a outra podem ver aqui) o meu grande amigo Bernardo Cunha conseguiu uma entrevista exclusiva com este designer do Norte, planeada já há algum tempo. 
    Como só ele o sabe fazer, aqui fica mais uma belíssima e íntima conversa. Bom resto de Domingo!

Bernardo Cunha: Boa tarde João. Gostaria de lhe colocar a seguinte questão: qual foi a sensação de receber o prémio de novo talento por parte da FashionTV ?

Estelita Mendonça: Foi óptima. Não estava de todo à espera e é sempre bom vermos o nosso trabalho reconhecido desta forma.

B.C.: A sua colecção transmitiu-me a ideia de um homem moderno, downtown e muito easy-going. É essa a função desta colecção?

E.M.:  Sim, a colecção passa especialmente pelo trabalho  de uma ideia conceptual  de um edifício arquitectónico em tecido e a partir daí acho que só um homem realmente muito urbano e easy-going é que a consegue utilizar.

B.C.: Qual foi o objecto que o inspirou na criação desta colecção?

E.M.: Antes de mais foi uma tenda de campismo, como é visível na colecção , mas também o trabalho de uma artista plástica conceptual, que se chama Lucy Orta, dos anos 90 e que trabalha também com tendas de campismo.  Esta artista forma esculturas urbanas, a partir daí acho que foi mais fácil chegar à ideia de tenda como forma de vestuário.

B.C.: Então podemos dizer que esta é uma roupa nómada, porque a tenda de campismo é algo que vai e vem e para em qualquer lado.

E.M.: Sim, aliás já na colecção passada, de Inverno, era um bocado essa a ideia. Baseou-se na influência que tem toda a cultura e o meio em que se vive quando se é emigrante. Tenho bastantes amigos que foram para fora procurar trabalho em arquitectura, por exemplo. São trabalhos que necessitam de alguma inspiração e interessou-me a tentativa de perceber como se consegue inspiração num lugar que não é a nossa casa. Foi um bocadinho essa a ideia e a partir daí foi muito fácil começar nesta onda mais nómada de ir buscar um bocadinho aqui, um bocadinho ali, sem cair no básico…

B.C.: Sem cair no gipsy, nos ciganos, no kitsch…

E.M.: Sim, e não só. Quando se fala em nómada ou quando se diz «vou buscar inspiração a vários países» há muito aquela coisa de ir para o básico, como o italiano, os bordados japoneses ou o cetim. Tentei ir buscar o menos lógico para conseguir chegar lá.

B.C.: A tenda é um lugar no meio da natureza onde uma pessoa pode descansar e sentir-se a salvo. As suas roupas são um lugar no meio da floresta urbana onde um homem se pode sentir salvo?

E.M.: Acho que sim, pelo menos é essa a ideia e a tentativa da colecção. Aliás a tenda parte do pressuposto que é a protecção do ser humano, exactamente o mesmo pressuposto de todas as peças de roupa. Portanto é essa a ideia, sentirmo-nos seguros e salvos no meio da cidade.

B.C.: Que tipo de homem veste Estelita Mendonça?

E.M.: Eu gostaria de saber isso também, mas a ideia é ser um homem bastante urbano, sem qualquer tipo de preconceitos e com uma capacidade elevada de interligação de temas e de conceitos.

B.C.: Vou-lhe fazer uma pergunta que já lhe devem ter feito várias vezes: quando vê um homem vestido dos pés à cabeça com a marca Estelita Mendonça qual é a sua reacção?

E.M.: Já me aconteceu e foi uma das pessoas que eu mais estimo no mundo da moda, o Miguel Flor , fiquei histérico. Fiquei a olhar para ele e a pensar «Acho que conheço esses calções e essa camisa e esse cinto. Não me acredito que vieste assim.» Foi uma sensação bastante boa, se bem que a ideia também é que se possa comprar peças e conjuga-las de outra forma, mas quando se vê o look total, a ideia toda num espaço que se frequenta é incrível.

B.C.: Voltando agora à colecção  Primavera/ Verão, qual é a solução para os tecidos, estes novos tecidos aliás, estamos a falar de um denim com borracha, de um nylon, de tecidos mais leves como o poliéster nas calças. Qual é a relação com a tenda para além de ser impermeável, como os tecidos são?

E.M.: Ora bem, a tenda é um poliéster com um tratamento de impermeabilização e a ideia aqui foi tentar encontrar e usar tecidos que fossem confortáveis e que não saíssem do mesmo tipo de material. Por isso fui buscar o poliéster que é bastante leve e que é quase um algodão. A tenda não é necessariamente confortável, torna-se confortável pelo seu tamanho e por nos conseguirmos mexer lá dentro, mas o tecido em si é frio e não oferece conforto. Quanto ao resto dos materiais, acho que não há nenhum na minha colecção que possa dizer que realmente não é confortável.

B.C.: Muito obrigada pelo seu tempo.

2 comments:

  1. De facto uma entrevista muito bem executada, gostei muito de ler :)

    Adorei conhecer este teu cantinho repleto de posts inspiradores!

    Estou agora a seguir. Beijinho*

    ReplyDelete

Me

Hi, my name is Filipa. I'm a 18 year old girl passionate about fashion and arts, therefore I'm anxious to share with you my style and taste.


fii.fon.seca.official@gmail.com

Followers

Categories

All images belong to me, if not posted otherwise . Powered by Blogger.
 
Twitter Facebook Dribbble Tumblr Last FM Flickr Behance